A torta salgada é uma excelente opção de lanche! Esse alimento está entre um dos preferidos dos brasileiros, pois é um prato versátil e que pode ser consumido em diversas ocasiões.
Por isso, quem tem essa opção em sua padaria ou lanchonete, com certeza, pode gerar melhores resultados no faturamento. Afinal, não dá para resistir a um bom pedaço dessa delícia.
Se você já oferece ou quer incluir a torta salgada no cardápio, vamos apresentar algumas opções de recheios, bem como dicas para deixar o preparo ainda mais eficiente. Acompanhe!
Torta salgada: uma paixão que conquistou os brasileiros
Além do futebol, carnaval, samba e feijoada, a torta salgada é uma das paixões dos brasileiros. Um prato prático, repleto de sabor e que dá um abraço gostoso em nosso paladar. Os primeiros registros desse prato foram na Grécia Antiga, sendo oferecida para a Deusa Ártemis, divindade da natureza.
Em vários locais do mundo houve a variação da torta. Porém, foi no Brasil que ela ganhou a versão salgada. Afinal, os registros antigos da França e dos Estados Unidos mostram que as tortas eram doces.
O brasileiro pegou a tradicional massa e incorporou a ela o delicioso recheio de frango e outras variedades. Desde então, por sua facilidade e praticidade, ela virou uma queridinha nacional.
Motivos para vender torta salgada em seu estabelecimento
Se você tem uma padaria, lanchonete ou até mesmo uma cafeteria, a opção de torta salgada não pode faltar em seu cardápio. O empadão de frango já é um antigo conhecido das padarias, contudo, é possível oferecer diversos outros sabores de tortas salgadas, como:
- sardinha;
- atum;
- legumes;
- carne moída;
- presunto e queijo;
- calabresa;
- palmito;
- camarão;
- alho poró.
Além de ser algo prático e de rápido preparo, a torta salgada é uma opção para quem está buscando um lanche diferente, ou até mesmo para quem está com o dia corrido e não tem tempo para almoçar. Um pedaço de torta é algo que vai saciar a fome e satisfazer o paladar do seu cliente.
Oferecer esse prato é algo que pode aumentar as chances de alavancar suas vendas, já que ele cai bem em qualquer horário do dia! Como opção de comercialização, a torta pode ser vendida inteira, em porções individuais na embalagem para viagem, ou em fatias para consumo no próprio estabelecimento.
Equipamentos essenciais para que a sua produção seja eficiente
Sabemos que um comércio tem uma grande demanda de produção. Portanto, é essencial otimizar todo o processo para que não haja sobrecarga de trabalho, desperdício de alimentos e muito menos atraso para sair os pedidos.
Veja alguns equipamentos essenciais para ter em sua produção:
- amassadeiras: facilitam o preparam de diversos tipos de massa, eliminando esforço manual repetitivo e além de dar o ponto ideal e garantir melhor hidratação que impacta no rendimento e qualidade do produto final.
- fornos: precisam comportar maior quantidade de produtos para atender a demanda, serem em materiais duráveis, bom isolamento térmico e controle preciso de temperatura.
- ultracongelador: equipamento que trabalha com temperatura de-35°C e possibilita o preparo antecipado destes e outros produtos.
- speed ovens: para aquecimento e finalização rápida destes itens na própria frente de loja, com qualidade, reduzindo uso de expositores.
Todos esses itens podem melhorar o seu negócio, independentemente do tamanho dele. Eles vão otimizar o seu tempo e deixar o processo de fabricação e conservação da torta muito mais eficiente.
Por que usar um ultracongelador
Mais do que fazer alimentos, tê-los pré-prontos é essencial para que a rotina do seu comércio não vire uma confusão. Uma torta salgada, por exemplo, pode ser pré-preparada e resfriada. Dessa forma, você ganha tempo e a sua única preocupação é assá-la ou pré-aquecer para servir ao público quentinha.
O ultracongelador é um equipamento que resfria e congela alimentos com segurança. Além de ser ágil no processo, ele também mantém as características do alimento, preservando o sabor, aroma, textura e aparência.
Com esse equipamento você consegue conservar a massa da torta salgada ou ela já montada. Assim, seu estoque de produtos não vai se perder e você só vai precisar descongelar para assar o prato.
Quer mais uma facilidade desse equipamento? Ele consegue armazenar a sua torta salgada pré-assada. Para isso, faça o processo de pré-assar a torta e, assim que ela sair do forno, leve-a imediatamente ao ultracongelador. Assim, todas as propriedades originais do produto ficarão preservadas.
Use o forno vitrine para chamar a atenção do seu cliente
Você tem um forno vitrine em sua padaria? Esse equipamento ajuda a trabalhar na frente da loja. Eles são de vários tamanhos e podem ser usados em empreendimentos de qualquer porte.
Com o forno vitrine você coloca a torta salgada para assar ou aquecer na frente da sua loja. Aquele cheirinho delicioso do produto sendo assado na hora vai despertar a fome de muita gente!
Receita de torta salgada de legumes
Se você ainda não tem uma receita de torta de legumes, anote a que vamos compartilhar a seguir:
Ingredientes do recheio
- 1 colher de sopa de óleo;
- 3 dentes de alho picados;
- 2 cebolas picadas;
- 2 tomates médios picados sem semente;
- ½ xícara de chá de milho;
- ½ xícara de chá de ervilha;
- ½ xícara de chá de azeitona;
- ½ xícara de chá de cenoura picada;
- Palmito picado a gosto;
- 150 g de creme de leite;
- Sal, pimenta e cheiro verde a gosto.
Massa
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
- 6 colheres de sopa de manteiga gelada;
- 150 g de creme de leite;
- 2 gemas;
- 2 colher de chá de fermento químico;
- 1 colher de chá de sal;
- Pitada de noz-moscada.
Modo de fazer
Em um recipiente, adicione a farinha de trigo, a manteiga, o creme de leite, as gemas, o fermento e o sal. Depois, misture com as pontas dos dedos, até que a massa fique lisa. Deixe a massa descansar por 30 minutos na geladeira.
Forre o fundo e a lateral de uma assadeira. Se tiver um fundo removível, que é o ideal para comércio, melhor ainda. Reserve um pouco da massa para a cobertura.
Em uma panela, aqueça o óleo para refogar o alho e as cebolas. Adicione os tomates. Acrescente todos os legumes em meio copo com água e refogue até secar.
Depois disso, acrescente o palmito, o creme de leite e tempere com o sal, a pimenta e o cheiro-verde a gosto. Misture bem e coloque sobre a massa reservada.
Feche a torta com o pedaço da massa que você reservou e pincele com a gema de ovo. Leve ao forno médio a 180 °, que já esteja pré-aquecido, e deixe por 40 minutos.
Dicas extras!
Manipule a massa com a manteiga gelada. Independentemente do recheio, tente trazer cremosidade para ele, já que esse contraste com a massa é um grande diferencial.
Você pode variar o recheio da nossa receita de legumes, incluindo bacon, cheddar ou o que mais a sua criatividade mandar. O que não vale é ficar sem essa delícia de torta salgada em seu estabelecimento.