Sem dúvidas, a produção de pães e doces pode ser considerada, muito além de uma profissão, uma arte também. No entanto, para aqueles que já têm ou pretendem embarcar nesse negócio, é fundamental saber que não basta apenas dominar bem as técnicas de confecção, saber vender e investir em um bom ponto. Também é preciso se dedicar à higienização da padaria.
Esse também é ponto-chave para um estabelecimento de sucesso e, inclusive, pode fazer toda a diferença na qualidade final de seus produtos, na experiência do cliente e, claro, evitar possíveis problemas com a fiscalização sanitária.
Por isso mesmo, o assunto deste post será, exclusivamente, sobre dicas e algumas boas práticas de higienização de sua padaria. Vamos conferir?
O que é necessário fazer?
Antes de tudo, vale ressaltar que o PPRA (Programa de Prevenção Contra Riscos Ambientais) deve ser de conhecimento de toda empresa que se proponha a operar com ambientes de produção e manipulação de alimentos, visando justamente seguir processos básicos de segurança, tanto entre os colaboradores, como para o cliente final.
Todas essas exigências do Ministério do Trabalho e Emprego preveem uma série de adaptações e práticas essenciais para a abertura e o funcionamento correto de uma panificadora ou estabelecimento semelhante.
Como dica, a NR 12 é uma norma regulamentadora criada para definir princípios e medidas de proteção em panificadores. Muitas dessas regras tem a ver com a higienização da padaria, como os tipos de EPIs necessários, a limpeza, manutenção e uso correto de fatiadoras, fornos industriais, acessórios de cozinha, entre outros equipamentos.
Qual a real importância da limpeza e higienização da padaria?
Muito além de garantir produtos de qualidade e um ambiente propício para colaboradores e clientes, a higienização da padaria engloba muitos outros fatores fundamentais para o estabelecimento. Bons exemplos disso são a segurança alimentar e de seus funcionários, o cumprimento de leis e normas, a preservação de equipamentos e acessórios e, claro, a experiência positiva do consumidor.
Portanto, a higienização da padaria não deve ser vista meramente como uma necessidade rotineira do seu negócio, mas também um objetivo estratégico, que permitirá aumentar a sua produtividade, proporcionar um ambiente mais agradável a todos, evitar multas e dores de cabeça com a fiscalização, mas principalmente, ter impactos diretos nas vendas por meio da fidelização e reconhecimento de seus clientes.
E quais as melhores práticas e métodos de higienização da padaria?
Para facilitar a leitura e, consequentemente, a implementação dessas práticas em seus estabelecimentos, separamos as dicas em três tópicos essenciais: cuidados com os colaboradores, manutenção com equipamentos e maquinários e, por fim, asseios necessários com o ambiente. Vamos conferir?
O que se atentar em relação aos manipuladores?
Esses são os principais agentes na confecção dos pães de uma padaria, portanto, precisam de cuidados redobrados no dia a dia, para garantirem produtos da mais alta qualidade e para se assegurarem de riscos e acidentes durante o trabalho. Sendo assim, padeiros e auxiliares precisam, necessariamente, seguir os conselhos abaixo.
Cuidados com o cabelo
É fundamental que sejam mantidos sempre limpos e com a devida proteção das toucas, ou redes, durante o manuseio e circulação nos ambientes internos da padaria.
Cuidados com a boca
O uso de máscaras de proteção também é recomendado aos padeiros e profissionais de alimentação, especialmente nesse momento de pandemia.
Uso de adornos
Deve ser estritamente proibido o uso de acessórios e adornos durante o horário de trabalho, como anéis, brincos, relógios, pulseiras e outros. Além de acumularem resíduos e sujeira, há riscos também de se perderem, despercebidamente, na massa.
Uso de luvas
As luvas também complementam as práticas de higiene e segurança da padaria, em especial, para funções com frios e produtos frescos.
Corte e limpeza de unhas
Essa prática é imprescindível para a manipulação de qualquer alimento e deve ser seguida por todos os colaboradores.
Treinamento e capacitação
É fundamental que gestores e funcionários estejam em constante capacitação para operarem uma panificadora com segurança e higiene. Como dica, procure por cursos, elabore políticas internas, disponibilize cartilhas, checklists e mantenha-se sempre atualizado sobre as boas práticas.
Quais os cuidados com equipamentos e acessórios?
Aqui, destacamos dicas e métodos recomendados para o manuseio e higienização dos equipamentos, maquinários e acessórios de uma padaria. Confira os pontos mais importantes.
Pré-limpeza
Esse procedimento é fundamental para garantir a qualidade final dos produtos. Trata-se do processo de higienização dos locais e ferramentas, antes da confecção, como superfícies, balcões, espátulas, rolos e bandejas.
Manutenção de fornos e fogões
É imprescindível criar uma rotina de higienização e limpeza desses equipamentos a cada uso. Além de garantir mais segurança e qualidade no trabalho, essa prática evita, por exemplo, acumular resíduos ou restos de produções anteriores, que podem afetar diretamente nos resultados dos produtos. Para isso, o recomendado é sempre consultar os fabricantes sobre as melhores práticas, utilizar ferramentas adequadas e produtos neutros.
Desinfecção de equipamentos
É recomendado lavar acessórios com água quente e sabão neutro após cada uso. Para bancadas, armários e estruturas em aço, um pano com álcool tem função antibacteriano e ajuda a desinfecção.
Armazenagem
Outro ponto fundamental para a higienização da padaria é o cuidado especial com o estoque de produtos. De preferência, opte por prateleiras em aço inox, mantenha farinhas e outros ingredientes em compartimentos fechados e de boa circulação de ar, fique de olho nas datas de validade e organize para evitar contaminações ou misturas indesejadas.
E em relação à limpeza dos ambientes?
Por fim, todos os ambientes da padaria precisam ser sanitizados e receber cuidados de limpeza rotineiros, seguindo também algumas recomendações básicas.
Limpeza de chãos e paredes
É indispensável o cuidado frequente com o chão e paredes, tanto da cozinha, como dos demais ambientes da padaria. Para isso, atente-se a evitar o acúmulo de resíduos durante as produções, como farinha e farelos, crie uma rotina de limpezas diárias e uma programação para outras mais profundas, sempre se atentando ao uso de produtos neutros e com eficácia na desinfecção.
Sanitização
Os ambientes da padaria precisam estar seguros de pragas, baratas e roedores. Portanto, mantenha uma agenda para a sanitização periódica profissional, faça a manutenção interna de equipamentos e maquinários, esvazie frigoríficos e inspecione todos os setores do negócio.
Enfim, essas foram algumas dicas básicas sobre higienização da padaria. Vale reforçar que essas práticas precisam ser constantes e rotineiras dentro do estabelecimento e, antes de mais nada, devem ser vistas como parte estratégica para o negócio, possibilitando ambientes mais seguros e uma experiência mais positiva do cliente.
Curtiu? Tem alguma dúvida ou sugestão para melhorar ainda mais a higienização da padaria? Então, contribua conosco e deixe suas dicas e perguntas nos comentários abaixo.