Apostar em pratos que possam servir tanto como lanche quanto como salgado é uma alternativa interessante para atrair diferentes públicos de consumidores para a sua padaria. A torta de frango é uma receita salgada que pode ser consumida no café da manhã ou da tarde e também em eventos.
Se você deseja saber como preparar tortas de frango de diferentes formas e para diferentes fins, leia o artigo até o final!
Por que preparar tortas de frango na sua padaria?
Os salgados de padaria têm um papel importante na rotina dos brasileiros: eles são frequentemente buscados quando o cliente precisa de uma refeição rápida, seja durante o trabalho ou em pequenos intervalos na correria do dia a dia, como por exemplo no café da manhã, no meio da manhã, substituindo um almoço, no meio da tarde e até no final do expediente.
Por isso, oferecer tortas e salgados é uma forma de se diferenciar da concorrência com um produto relativamente simples. Afinal, a padaria já tem os equipamentos, o insumo e a mão de obra para a produção de salgados assados, então por que não aproveitar essa oportunidade?
Além disso, um cardápio variado proporciona mais valorização na lanchonete da padaria como referência e fonte de receita. Ou seja, fazer torta para a lanchonete ajuda você a ganhar dinheiro e clientes.
Tipos de torta de frango e como prepará-las
Há diversas receitas de torta de frango e qualquer uma delas pode ser elaborada para festas e eventos. Para isso, você pode optar por trabalhar a massa a fim de criar ornamentos a partir dela, investir em uma base ou travessa bem requintada ou até mesmo incluir objetos decorativos no topo da torta.
Os dois principais tipos de massa são a massa podre e a massa com ovos e água:
Massa podre: a mais comum e tradicional à base de gordura e farinha resultando em uma massa quebradiça, mas muito saborosa.
Massa com ovos e água: é uma massa simples que usa os ovos e água na farinha para dar liga. Ela pode ser aberta e esticada e colocada inteira na forma devido aos ovos e maior hidratação, diferente da “podre” que fica mais seca.
Além disso, tanto para o dia a dia quanto para ocasiões especiais, é possível consumir diferentes tipos de tortas de frango, realizando pequenas mudanças no preparo da massa, por exemplo. Já o recheio é aplicável à qualquer massa e é a gosto, sendo necessário apenas o cuidado com a umidade dele, que, se excessiva, pode prejudicar o assamento da torta.
A seguir, veja como preparar uma torta de frango tradicional e quais ingredientes substituir para para produzir a versão com massa podre.
Torta de frango tradicional
Ingredientes
Massa:
- 280g de manteiga;
- 2 ovos;
- 1 gema de ovo para pincelar o topo da torta;
- 420g de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa de fermento em pó;
- ½ colher de chá de sal;
- 3 a 4 colheres de sopa de água fria.
Recheio:
- 2 peitos de frango desossados;
- ½ xícara de chá de vinho branco;
- 1 e ½ cebola;
- ½ xícara de chá de salsinha;
- ½ xícara de chá de azeite;
- 2 a 3 colheres de sopa de óleo;
- 2 dentes de alho;
- 1 lata de tomates pelados;
- 1 lata de ervilha;
- 1 gema de ovo;
- sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
Modo de preparo
1. Primeiramente, prepare a massa, misturando o ovo e a manteiga. Na sequência, adicione a farinha de trigo e o fermento em pó gradualmente, pressionando a massa com os dedos. Acrescente o sal e amasse a mistura até que ela se torne uma massa homogênea. Caso a massa não dê liga, coloque de 2 a 3 colheres de sopa de água fria.
2. Reparta a massa em três partes iguais e reserve uma delas na geladeira. Faça uma bola com as outras duas massas restantes e abra-as com o auxílio de um rolo até ficarem bem finas.
3. Em seguida, pegue uma forma de fundo removível, unte-a com manteiga, polvilhe farinha, forre-a com as duas massas, cubra com plástico filme e reserve na geladeira por, no mínimo, meia hora.
4. Retire a forma da geladeira e também o plástico filme, fure a superfície da massa com o auxílio de um garfo, cubra-a com papel manteiga e coloque algum objeto que faça peso em cima do papel manteiga, como grãos, para que a massa não cresça muito enquanto assa. Pré-aqueça o forno e asse a massa por cerca de 25 minutos.
5. Enquanto a massa assa, comece a preparar o recheio da torta. Inicialmente, bata em um processador meia cebola, meio dente de alho, sal, pimenta e salsinha. Depois, utilize a mistura para temperar o frango.
6. Corte o frango em pedaços e deixe-os marinar em uma tigela com os temperos e o vinho por 30 minutos. Passado o tempo, coloque o frango em uma panela com óleo, acrescente a marinada e, gradualmente, 1 a 2 colheres de sopa de água. Mexa até que o frango fique dourado de todos os lados e, depois, desfie-o.
7. Refogue o azeite e a cebola em uma panela, acrescente o alho, os tomates pelados, o sal, a pimenta, o frango desfiado, as ervilhas, misture tudo e deixe cozinhar.
8. Desligue o fogo, inclua uma gema crua no recheio e espalhe-o sobre a massa já assada. Retire a massa restante da geladeira, abra-a com o rolo e cubra a torta. Por fim, pincele uma gema de ovo no topo e leve-a ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos.
Torta de frango com massa podre
Ingredientes para massa:
- 200 gramas de manteiga com sal;
- 200 gramas de farinha de trigo;
- sal a gosto.
Modo de preparo da massa:
Coloque a manteiga em uma tigela e adicione gradualmente a farinha enquanto mexe os ingredientes. A massa estará pronta quando começar a desgrudar da mão.Você pode utilizar a mesma receita de recheio na torta de massa podre.
Equipamentos essenciais para a produção e o estoque de tortas
Se você pretende otimizar a produção da sua padaria ou lanchonete, uma alternativa interessante é investir em equipamentos, como os que veremos a seguir:
- Amassadeira: o manuseio da massa é muito importante na hora de preparar a torta de frango. Uma forma de garantir a qualidade da massa sem abrir mão da agilidade é apostar na amassadeira. Esse equipamento é capaz de proporcionar uma melhor absorção de água pela farinha, fazendo com que a massa renda mais e facilitando a formação da rede de glúten.
- Forno: atualmente, há diversos tipos de forno, como os de convecção, de lastro, rotativos e até mesmo fornos vitrine, os quais finalizam o produto e os mantêm quentinhos e à vista dos clientes.
- Ultracongelador: uma forma de otimizar o processo produtivo é realizar a produção antecipada de partes da torta ou dela já montada e pré-assada, ultracongelando tudo e armazenando no freezer para vender sob demanda. Assim, após o pedido do cliente, basta levar a torta ao forno, assar e entregar. Isso tudo minimiza o desperdício e agiliza o serviço. Porém, para realizar todo esse processo, você precisará de um ultracongelador, que é o equipamento responsável por resfriar e congelar com agilidade, mantendo a segurança de alimentos e as características originais de sabor, aroma, textura e aparência dos produtos.
- Speed Ovens: nele é possível aquecer rapidamente tortas resfriadas ou in natura na hora de servir. O recheio fica quente de forma uniforme, muito mais rápido do que a finalização em micro-ondas convencionais, o que gera a completa satisfação aos clientes.
Conclusão
Viu como a torta de frango pode ser muito versátil, podendo ser consumida tanto no dia a dia quanto em eventos com diferentes tipos de massa? Além das massas, é possível inovar nos recheios, acrescentando alimentos que combinem com o frango, como espinafre, palmito, alho poró e requeijão.
Oferecendo a opção de tortas na sua padaria, você supri a demanda por refeições rápidas e pode conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, basta acertar no tempero e na apresentação.