A torta de maçã é clássica para os norte-americanos e hoje em dia ela faz bastante sucesso pelo mundo, inclusive no Brasil. Existem diversas variações da torta, o que é uma possibilidade para atrair mais clientes para a sua padaria.
Conheça um pouco da história da torta de maçã com creme, tão tradicional nas padarias e veja algumas dicas neste post para a produção dessa delícia.
Origens da torta de maçã com creme
Segundo estudiosos, a torta de maçã se originou nos Estados Unidos graças ao “herói” Johnny Appleseed, que está ligado a uma lenda folclórica. A lenda diz que Appleseed andava sobre a terra descalço e jogava sementes de maçã pelo chão, por isso os Estados Unidos são um dos grandes produtores de maçãs no mundo.
Há também uma outra lenda que diz que a receita teria surgido na França a partir de um erro das irmãs Stéphanie e Caroline Tatin.
Elas tinham herdado um hotel de seu pai e Stéphanie ficou encarregada de cuidar da cozinha. Ela era muito boa em fazer torta de maçã caramelizada, mas um dia colocou apenas maçãs no forno. Na tentativa de reparar seu erro, ela joga a massa por cima das frutas, e nesse momento surge uma nova receita.
Os diferentes lugares onde a torta é conhecida
A torta de maçã tem vários tipos de receitas e cada uma delas é típica de um país. Por exemplo, nos Estados Unidos a mais conhecida é a Apple Pie, que leva na base e na tampa uma massa de farinha de trigo, gordura, água e temperos e o recheio é feito com maçãs pré-cozidas.
Na França, a fórmula muda um pouco. Uma das mais utilizadas é a torta invertida caramelizada e leva uma generosa quantidade de manteiga e açúcar, a fruta vai no fundo da forma.
Na Inglaterra, ela é semelhante a apple pie, mas o recheio da torna diferente, pois a fruta é cortada em cubos e não é cozida. Na Itália, eles costumam fazer a torta di mele. Ela é semelhante a um bolo: os cubos de maçã são adicionados na massa e depois algumas fatias são adicionadas à superfície. Na Alemanha, ela tem suas versões, com o recheio é feito com a fruta, canela ou passas e nozes.
Já no Brasil, a receita mais conhecida leva creme branco, maçãs cortadas em laminas e uma cobertura feita com suco de laranja e amido de milho.
A importância de vender torta de maçã com creme
Essa sobremesa, além de ser charmosa, é muito deliciosa e possui receitas diferentes e típicas de diferentes países. Se o que você deseja é surpreender seus clientes com delícias únicas como essas, a torta de maçã é a opção ideal para adicionar no seu cardápio
Dicas para a produção da torta de maçã com creme
Existem algumas dicas que tornam a produção da sobremesa mais fácil, uma delas está na hora de escolher os ingredientes, as maçãs devem estar maduras e com uma cor bonita. Na hora de fazer o recheio, adicione algumas especiarias como cravo, canela, noz-moscada, ou baunilha.
Ao levar ao forno, atente-se ao tempo pedido na receita, caso contrário a massa pode trincar e esfarelar. Caso for guardá-la, conserve por até três dias na geladeira ou até uma semana no congelador, com um plástico filme em cima. Na hora que for descongelar, aqueça o forno por alguns minutos e deixe a torta assando até ela ficar bem aquecida.
Os melhores equipamentos para a produção
É importante lembrar que existem alguns equipamentos que são necessários para a produção da torta, o principal é a forma que você vai usar.
As massas costumam ser muito sensíveis, por esse motivo deve-se ter muito cuidado na hora de assar e desenformar. Por isso, procure por uma forma que asse a massa igualmente no tempo certo, ou seja, a base e as laterais devem cobrir a massa da mesma forma e ao mesmo tempo.
Caso você deseje desenformar a tortinha, opte também por uma forma que tenha o fundo removível, dessa maneira será evitado que a massa se quebre e esfarele.
Receita da torta de maçã com creme
Ingredientes:
Massa da Torta:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 250 g de de margarina
- 10 colheres de sopa de açúcar refinado
Creme:
- 2 xícaras de leite
- 1/4 de xícara de açúcar
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
Cobertura:
- 2 xícaras de suco de laranja
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- Açúcar a gosto
- 2 maçãs grandes cortadas em fatias
Modo de preparo
Primeiro coloque em uma vasilha grande os ingredientes da massa e misture bem até ficar homogêneo. Coloque essa massa em uma forma e ajeite com as mãos, até que tome toda a forma e laterais, fure o fundo com um garfo e coloque para assar em temperatura entre 150°C a 160°C, até ficar dourada.
Enquanto assa a massa faça o creme. Para isso, coloque todos os ingredientes na panela menos a baunilha, mexa em fogo brando até engrossar e alcançar a consistência de um mingau, depois de pronto acrescente a baunilha e deixe esfriar.
Coloque em uma panela os ingredientes da cobertura exceto a maçã e deixe engrossar, sempre mexendo. Deixe esfriar.
Para a montagem, coloque sobre a massa o creme branco, as maçãs cortadas em fatias finas e, por último a cobertura. Desenforme e sirva gelado.
Conclusão
Como você pôde ver, a torta de maçã tem várias origens e histórias interessantes, hoje em dia ela é conhecida em diversas partes do mundo e em cada uma delas existem diferentes modos de preparo e ingredientes.
Por esse motivo, não perca a oportunidade de fornecer essa delícia no seu estabelecimento e comece agora mesmo a testar essas variações de receitas para surpreender seus clientes.
Uma resposta
Muito bom, é uma delicia